Pular para o conteúdo principal

Diferenças entre gesso comum e drywall Como Saber!

Diferenças entre gesso comum e drywall: O gesso comum ou plaqueta tem um sistema próprio de montagem enquanto o drywall é um sistema de construção a seco que utiliza perfis metáilicos e chapas de gesso revestida de papel cartão.
O forro de gesso acartonado estruturado é constituído por chapas parafusadas em estruturas metálicas.
Que permitem configurar o forro para as exigências ou necessidades de cada ambiente.
O gesso acartonado evita os problemas de trinca e amarelamento.
Muito comum no gesso convencional e pode ser aplicado em qualquer área independente da dimensão.
O uso do gesso acartonado (drywall) proporciona ganho de área útil por ter espessura fina.
É um sistema de construção seca, fácil de montar. Além disso, o sistema drywall é mais inteligente na hora de se fazer instalações elétricas e hidráulicas. 
Ele ainda permite isolamento acústico e conforto térmico. O isolamento acústico do drywall já é utilizado nas melhores casas de shows e cinemas do país e a proteção sonora é, no mínimo, igual às paredes convencionais. 
Dependendo das especificações pode tornar-se muito superior.
Com relação ao conforto térmico, as propriedades das chapas de gesso contribuem para regular e estabilizar a temperatura.
Mais fresco no verão e mais aquecido no inverno.

Diferenças entre gesso comum e drywall Como Saber!

Gesso plaqueta

Diferenças entre gesso comum e drywall

O gesso comum é o mais conhecido, mas também o mais trabalhoso. Ele precisa de alinhamento e de ser plumado. Além disso, ele corre o risco de mofar e não aguenta tanto peso. Mas em compensação é em torno de 50% mais barato que o drywall.
Cada vez mais as empresas estão abandonando o gesso comum e optando por trabalharem somente com o drywall. Isso é ótimo pra gente pois com mais concorrência no mercado, o preço tende a cair.
O drywall possui uma infinidade de vantagens, pois é bem mais rápido e prático de instalar e quase não faz a sujeira. A resistência à umidade é muito maior, embora também corra o risco de mofar.
Mas como disse acima ele é mais caro, pois além de toda a estrutura é necessário utilizar perfil, montante, parafusos, fita, etc para a instalação.

Posso pendurar objetos e móveis pesados em paredes feitas de drywall?

Normalmente a chapa de gesso suporta até 10 kg em uma pequena área, desde que utilize bucha específica pra gesso.
Se for exceder este peso até 40 kg, então devem ser usados acessórios apropriados para suportar o peso de prateleiras, tampos de granito, quadros, portas etc. E se for ultrapassar os 40 kg, o reforço deve ser interno na parede. Então é bom ver isso antes no projeto da sua decoração para que escolha o tipo certo de drywall para o seu objetivo.
Gesso acartonado: Tendência mundial
Uma dica pra quem comprou um imóvel que já tem drywall: Antes de sair quebrando e derrubando paredes, consulte um profissional da área. Pois em muitos casos o drywall é usado para disfarçar colunas e vigas existentes e você pode acabar perfurando ou quebrando onde não podia!
Já quem compra um imóvel novo (na planta), as construtoras tem a obrigação de fornecer um mapa da estrutura toda.
E isso facilita para que você saiba onde tem os pontos de reforço, já que você precisará saber na hora de projetar e instalar os armários da cozinha, ferragens e louças do banheiro.
Alem do mais também tem a decoração da sala e quartos que muitas vezes levam objetos pesados.

Gesso plaqueta e suas desvantagens

Diferenças entre gesso comum e drywall; o gesso plaqueta tem sua maior utilização em forros e sancas forros flutuantes. Tem mais algumas aplicações em residencias e escritórios, desde que observados alguns cuidados!
1-Por ser altamente absorvente não é aconselhável sua aplicações em áreas e regiões úmidas
Algumas áreas de uma residencia como cozinhas e banheiros são muito úmidas..
Como vivemos em pais tropical temos algumas regiões que são úmidas a maior parte do ano como Acre e Amazonas entre outros.
2-Pela sua própria constituição não é aconselhável construir paredes com gesso plaqueta, se for o caso existem bloquetes de gesso próprios para esse fim.
Em se tratando de paredes sempre consulte um especialista para ter a especificação correta do tipo de gesso necessário em sua obra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que as rachaduras no teto de gesso realmente significa?

O que rachaduras no teto realmente significa? Você tem rachaduras no seu teto? Descubra se a causa é simplesmente superficial, ou se você está enfrentando um problema estrutural que precisa de atenção imediata. Acabei de notar uma rachadura no meu teto, mas não tenho certeza de quanto tempo ela está lá. Será sintoma natural de uma casa em estágio de envelhecimento?

Sancas de gesso: como revestir a transição entre parede e teto com elegância

Sancas de gesso: como revestir a transição entre parede e teto com elegância FOTO: PIINTEREST Sancas de gesso são elementos decorativos que podem ser encontrados em diferentes tipos e formatos, e são amplamente utilizados para revestir a transição entre as paredes e o teto de um ambiente, proporcionando um toque de elegância e sofisticação. Neste artigo, vamos explorar o que são sancas de gesso, por que são importantes na decoração de interiores, os diferentes tipos disponíveis, como instalar sancas de gesso e os cuidados necessários para preservar sua beleza e durabilidade. O que são sancas de gesso? FOTO: PIINTEREST As sancas de gesso são elementos decorativos utilizados para revestir a transição entre as paredes e o teto de um ambiente. Elas podem ser encontradas em diferentes formatos e estilos, e são uma opção versátil e elegante para decorar ambientes internos. Por que as sancas de gesso são importantes na decoração de interiores? As sancas de gesso são importantes na decoração

Rachaduras no teto de gesso: Estrutural? Desgaste temporal?

Rachaduras no teto de gesso, e agora? Veja como saber a causa das rachaduras no teto de gesso. Estrutural ou porque já está antigo? Este artigo foi atualizado em 25 de março de 2021   Todos os edifícios, independentemente de quando ou onde foram construídos e com o material, estão sujeitas ao movimento. Pode ser encolhimento e expansão, devido ao frio e ao calor, ou o movimento pode ser provocado por sedimentação lenta no solo abaixo da casa. Como resultado, as  rachaduras  são uma parte natural de qualquer casa, seja em   paredes ou tetos. Se você está olhando para as  rachaduras  em seu  teto  e quer tentar determinar se eles são causados pela idade ou é um sinal de dano estrutural, há algumas coisas a verificar. Rachaduras no teto de gesso: Estrutural? Desgaste temporal? Teto de gesso  é belo, mas quando aparecem rachaduras, há causas para preocupações. Movimentações do terreno, contração e expansão provenientes do clima, idade e deteriorações ocasionadas p