Pular para o conteúdo principal

Carpete de Madeira Uma Opção de Requinte

Carpete de Madeira: Ao construir ou reformar uma casa, as pessoas dificilmente pensam primeiro no piso.
Este artigo foi publicado originalmente no dia 8 de março de 2015, e republicado no dia 14 de maio de 2017, trazendo atualizações sobre as principais informações.

Todas as outras partes da casa são pensadas, mas o piso é o último a ser colocado por vários motivos, já que é importante deixá-lo por último para não o danificar antes mesmo da construção ou reforma ficar pronta.

Carpete de Madeira Uma Opção de Requinte


carpete-madeira-piso-taco


Além disso, as pessoas costumam ter dúvidas em relação a qual tipo de piso utilizar: Aqui vamos falar basicamente em três tipos de piso: O piso laminado, o piso de madeira maciça e o piso vinílico.

Piso de pvc emborrachado autocolante

O piso de pvc ou vinilíco autocolante acima é super prático e pode ser instalado sem muitos problemas.

Exigindo apenas a regularização das imperfeições do piso pois se instalado sem regularizar essas imperfeições serão visíveis depois de instalado.

É importante lembrar que as imperfeições aqui citadas, trata se da regularização que já foi feita no contar piso de concreto.

Depois de desempenado, essa regularização vai receber a mistura de cimento, cola branca de madeira e agua até que fique uma pasta cremosa.

Essa mistura pode ser aplicada com uma desempenadeira de aço, de pintura.

Após bem seco lixar com lixa de ferro nº 60 para ficar bem liso, em seguida remover toda poeira gerada com uma vassoura de pelo bem macia.

Mais é importante que remova toda poeira pois se não o piso não terá aderência.

Carpete de Madeira Uma Opção de Requinte


Já o piso de madeira laminada na foto abaixo não exige o mesmo tratamento do piso acima, pois ele é constituído de madeira industrializada com uma espessura maior e absorve facilmente pequenas imperfeições do piso nativo ou anterior.

Mas atenção essas imperfeições têm que ser bem pequenas.

Desnível superior a 3 mm, fazer regularização com massa de cimento e areia com no mínimo 1 cm de espessura para um bom nivelamento.

Esse piso não precisa ser colado no contra piso.

É fato que o piso de revestimento laminado é ainda o mais utilizado de todos.

Já que é relativamente barato, de fácil aplicação e dá um efeito razoavelmente bonito à residência.

No mercado hoje existe várias marcas de piso laminado, sendo a Eucafloor, Durafloor e Floorest as principais.

Estas marcas estão presentes nas principais lojas de decoração do Brasil.

Carpete de Madeira Uma Opção de Requinte


No entanto, ele vem sendo substituído pelo piso vinílico amadeirado, que é mais barato e simples de aplicar.

O piso vinifico é aplicado com o auxílio de uma cola em diversos tipos de pisos, e possui certa resistência contra as intempéries do tempo e da utilização constante.

Seu diferencial está numa camada de resina laminada que pode ser revestida com uma estampa ou no formato de madeira, o que acaba confundindo com os outros tipos de piso.

Piso de madeira maciça


Este tipo de piso já não é utilizado com tanta frequência, já que é extremamente caro e leva muito mais tempo para ser aplicado.

Antigamente era mais comum, pois trazia um ar mais luxuoso à residência e era um dos poucos tipos disponíveis para aplicação.

Os carpetes de madeira


Este tipo de piso é mais recente e é quase uma junção do piso laminado com o piso de madeira maciça.

Sua aplicação é quase idêntica ao piso laminado, mas sua composição é de madeira maciça, porém, sua espessura é muito menor do que as peças aplicadas diretamente sobre o piso bruto.

A aplicação do carpete de madeira é feita sem o uso de colas, embora haja algumas situações onde isso ocorra.

Na maioria das vezes, as peças são encaixadas umas nas outras para dar firmeza, e o acabamento é feito com rodapés, também de madeira, para que o conjunto seja totalmente fixado no piso e não se solte.

Benefícios e desvantagens do carpete de madeira


Assim como os outros tipos de piso, o carpete de madeira possui vantagens e desvantagens.

A parte boa de usar este tipo de piso é o preço, que é mais baixo do que as outras opções e o tempo de aplicação que geralmente é duas vezes menor do que o piso laminado, e até cinco vezes menor do que a madeira maciça.

O custo de materiais de apoio também é levado em conta, já que não se gasta cola e nem pregos para fixar o carpete de madeira na base.

A principal desvantagem é o fato de a pessoa ter a sensação de pisar em uma superfície oca, já que o carpete de madeira funciona como um piso flutuante.

Ele não é fixado diretamente sobre o piso bruto, mas em armações feitas também de madeira sobre este piso.

Logo, se não for bem aplicada, o barulho ao pisar no carpete de madeira pode ser um grande problema.

Analise bem todas as opções e opte pela que lhe traga a melhor relação custo-benefício.

Você também poderá gostar desses assuntos: Adesivos em paredes de gesso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que as rachaduras no teto de gesso realmente significa?

O que rachaduras no teto realmente significa? Você tem rachaduras no seu teto? Descubra se a causa é simplesmente superficial, ou se você está enfrentando um problema estrutural que precisa de atenção imediata. Acabei de notar uma rachadura no meu teto, mas não tenho certeza de quanto tempo ela está lá. Será sintoma natural de uma casa em estágio de envelhecimento?

Sancas de gesso: como revestir a transição entre parede e teto com elegância

Sancas de gesso: como revestir a transição entre parede e teto com elegância FOTO: PIINTEREST Sancas de gesso são elementos decorativos que podem ser encontrados em diferentes tipos e formatos, e são amplamente utilizados para revestir a transição entre as paredes e o teto de um ambiente, proporcionando um toque de elegância e sofisticação. Neste artigo, vamos explorar o que são sancas de gesso, por que são importantes na decoração de interiores, os diferentes tipos disponíveis, como instalar sancas de gesso e os cuidados necessários para preservar sua beleza e durabilidade. O que são sancas de gesso? FOTO: PIINTEREST As sancas de gesso são elementos decorativos utilizados para revestir a transição entre as paredes e o teto de um ambiente. Elas podem ser encontradas em diferentes formatos e estilos, e são uma opção versátil e elegante para decorar ambientes internos. Por que as sancas de gesso são importantes na decoração de interiores? As sancas de gesso são importantes na decoração

Rachaduras no teto de gesso: Estrutural? Desgaste temporal?

Rachaduras no teto de gesso, e agora? Veja como saber a causa das rachaduras no teto de gesso. Estrutural ou porque já está antigo? Este artigo foi atualizado em 25 de março de 2021   Todos os edifícios, independentemente de quando ou onde foram construídos e com o material, estão sujeitas ao movimento. Pode ser encolhimento e expansão, devido ao frio e ao calor, ou o movimento pode ser provocado por sedimentação lenta no solo abaixo da casa. Como resultado, as  rachaduras  são uma parte natural de qualquer casa, seja em   paredes ou tetos. Se você está olhando para as  rachaduras  em seu  teto  e quer tentar determinar se eles são causados pela idade ou é um sinal de dano estrutural, há algumas coisas a verificar. Rachaduras no teto de gesso: Estrutural? Desgaste temporal? Teto de gesso  é belo, mas quando aparecem rachaduras, há causas para preocupações. Movimentações do terreno, contração e expansão provenientes do clima, idade e deteriorações ocasionadas p