Pular para o conteúdo principal

Sistemas Construtivos de Gesso- Parte Dois

Sistemas construtivos de gesso-Parte 2! Os tetos falsos com PGL correntes, na generalidade dos casos, têm como vantagem o facto de não ter juntas à vista.

São usados em todas as situações como a simples execução de teto para abaixamento de pé direito, elementos decorativos.

Quando associados com outros materiais podem ser usados em isolamentos térmicos, acústicos,proteção passiva contra incêndios, separações corta-fogo ou ocultação de instalações técnicas.


Sistemas Construtivos de Gesso- Parte 2

Parede-gesso


Tetos Falsos

Podem ser compostos por uma ou múltiplas camadas de placas de diferentes tipos que são sempre fixas por aparafusamento a uma estrutura metálica.

Esta estrutura metálica pode ser simples ou dupla, diretamente aplicada ao suporte (tetos semi-diretos) ou suspensa com sistemas de tirantes (tetos suspensos),

Mas podem até determinados vãos, ser simplesmente apoiados nas paredes (tetos autoportantes), ou ser apoiados com estruturas múltiplas em que os apoios são indiretos.

Sobre a placa podem ser colocados todo o tipo de isolamentos para as mais variadas situações e o acabamento é efetuado para obtenção de superfícies planas que podem ser pintadas ou receber qualquer tipo de tratamento de superfície corrente como papel, ou até mesmo mosaicos, pastilhas, pedras, etc.


REVESTIMENTOS NOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS DE GESSO




As PGL associadas com outros elementos construtivos formam sistemas utilizados no revestimento de paredes interiores de todo o tipo de construção nova ou reabilitação com os mais variados objetivos, desde o simples forro, ao mais complexo dos isolamentos térmicos, acústicos ou proteção passiva contra incêndios.

Para cada solução escolhida em SCPGL terá sempre de se associar o valor da parede que lhe serve de suporte.

Os revestimentos podem ser diretos quando as PGL, ou são transformados com complexos isolantes em EPS – Poliestireno Expandido, XPS – Poliestireno expandido ou MLM.

Mantas de lã Mineral são aplicados por colagem com “bisnagas” de pastas de colagem adequados diretamente sobre uma parede existente.

Podem ser semi-diretos, quando as PGL ou seus transformados são fixos por aparafusamento a uma estrutura primária que está fixa diretamente à parede que se pretende revestir;

Se essa estrutura for autonoma da parede a revestir, ao fixar as placas , estas ficam autonomas das paredes, possibilitando a utilização de outros sistemas construtivos e são denominados de revestimentos autoportantes.

Características técnicas dos SCPGL.

PESO PRÓPRIO
Em reformas, reconstruções de edifícios existentes, um dos fatores condicionantes é o peso ou a sobrecarga correspondente ao peso das alvenarias de compartimentação e a forma como estes contribuem para o desempenho da estrutura.

Se comparados com sistemas tradicionais para os mesmos desempenhos conduzem a economias de pesos sempre superiores a 70% que se reflete num ligeira economia das cargas que as estruturas terão de suportar, o que aliado a todos os outros fatores descritos atrás traz economias consideráveis aos custos de obra.


ESPESSURAS NOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS DE GESSO


Também em reformas é uma condicionante e se comparados com sistemas tradicionais para os mesmos desempenhos conduzem a economias de espessuras que podem ultrapassar os 40% refletindo também um aligeiramento significativo das cargas que as estruturas terão de suportar, o que aliado a todos os outros factores como o peso e rapidez de instalação traz economias consideráveis aos custos de obra.


ALTURA MÁXIMA E OS SISTEMAS  CONSTRUTIVOS DE GESSO




Pode ser uma condicionante na escolha do sistema que terá de ser conciliada com o isolamento térmico, acústico ou resistência ao fogo e que permite obter compartimentações entre pisos sem grande aumento da carga na estrutura.

O seu dimensionamento é efetuado por recurso a estudo teórico baseado no momento de inércia da estrutura escolhida, em função da sua largura, da forma de colocação dos perfis, se simples, duplos em "H" ou em "C" fechado.

A inércia depende ainda do uso de estruturas simples duplas paralelas ou assimétricas.

Contraventadas ou não, do espaçamento entre eles, conjugadas com o número de placas por face, obtendo-se um vão máximo admissível para a resistência mecânica.

Depois é sempre ensaiada e certificada por laboratórios oficiais para passar a constar das tabelas fornecidas pelos fabricantes com a descrição dos sistemas construtivos de gesso , respectiva composição e valores máximos recomendados para a altura entre apoios.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que as rachaduras no teto de gesso realmente significa?

O que rachaduras no teto realmente significa? Você tem rachaduras no seu teto? Descubra se a causa é simplesmente superficial, ou se você está enfrentando um problema estrutural que precisa de atenção imediata. Acabei de notar uma rachadura no meu teto, mas não tenho certeza de quanto tempo ela está lá. Será sintoma natural de uma casa em estágio de envelhecimento?

Sancas de gesso: como revestir a transição entre parede e teto com elegância

Sancas de gesso: como revestir a transição entre parede e teto com elegância FOTO: PIINTEREST Sancas de gesso são elementos decorativos que podem ser encontrados em diferentes tipos e formatos, e são amplamente utilizados para revestir a transição entre as paredes e o teto de um ambiente, proporcionando um toque de elegância e sofisticação. Neste artigo, vamos explorar o que são sancas de gesso, por que são importantes na decoração de interiores, os diferentes tipos disponíveis, como instalar sancas de gesso e os cuidados necessários para preservar sua beleza e durabilidade. O que são sancas de gesso? FOTO: PIINTEREST As sancas de gesso são elementos decorativos utilizados para revestir a transição entre as paredes e o teto de um ambiente. Elas podem ser encontradas em diferentes formatos e estilos, e são uma opção versátil e elegante para decorar ambientes internos. Por que as sancas de gesso são importantes na decoração de interiores? As sancas de gesso são importantes na decoração

Rachaduras no teto de gesso: Estrutural? Desgaste temporal?

Rachaduras no teto de gesso, e agora? Veja como saber a causa das rachaduras no teto de gesso. Estrutural ou porque já está antigo? Este artigo foi atualizado em 25 de março de 2021   Todos os edifícios, independentemente de quando ou onde foram construídos e com o material, estão sujeitas ao movimento. Pode ser encolhimento e expansão, devido ao frio e ao calor, ou o movimento pode ser provocado por sedimentação lenta no solo abaixo da casa. Como resultado, as  rachaduras  são uma parte natural de qualquer casa, seja em   paredes ou tetos. Se você está olhando para as  rachaduras  em seu  teto  e quer tentar determinar se eles são causados pela idade ou é um sinal de dano estrutural, há algumas coisas a verificar. Rachaduras no teto de gesso: Estrutural? Desgaste temporal? Teto de gesso  é belo, mas quando aparecem rachaduras, há causas para preocupações. Movimentações do terreno, contração e expansão provenientes do clima, idade e deteriorações ocasionadas p